Sociedade Brasileira de Rádiocirurgia
História - Timeline da SBRC

Gestão 2012 - 2014

“Neste período, focamos na necessidade de reforçarmos os vínculos entre neurocirurgiões, radioterapeutas e físicos em manter a sociedade atuante. Assim sendo, buscamos contactar todos os serviços de radiocirurgia do país, não somente para aumentar o número de associados, mas também para levar ao conhecimento de todos de que a sociedade deseja ser aberta e inclusiva aos que dedicam-se à radiocirurgia.

 

Em reunião com o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), iniciamos o contato para que a radiocirurgia seja considerada, perante a AMB, “Área de Atuação”, tanto para neurocirurgiões como para radioterapeutas. Finalizamos nossa gestão com a organização e o apoio ao Congresso Brasileiro de Radiocirurgia, realizado em Salvador/BA, em 2014”.

                             Leonardo Frighetto
                                Ex-Presidente da SBRC 2012-2014

 

 

Gestão 2010 - 2012

“Durante nossa gestão, a parte organizacional da SBRC foi trazida para a sede da SBRT, onde há ambiente físico e pessoal adequados para dar sustentabilidade à mesma.

 

Foram feitos contatos para integrar os centros que praticam a radiocirurgia em nosso país e realizado entre 18 e 19/10/2012, o III Congresso da ABRC, em Florianópolis/SC”.

                             Eduardo Weltman

                             Ex-Presidente da SBRC 2010-2012

 

 

Gestão 2007 - 2009

Na década passada, embora a Radiocirurgia fosse um procedimento que proporcionasse ganho na qualidade de vida do paciente pós tratamento, era ainda pouco divulgada e, por isso, pouco conhecida.  No país, existiam apenas cerca de 12 serviços que realizavam a técnica.

Por esse motivo, em meados de 2006, na cidade de São Paulo, foi realizada uma reunião com alguns colegas que faziam radiocirurgia. Dentre os presentes, estávamos eu, o Dr. Carlos Roberto Monti, Dr. Carlos Manoel Mendonça de Araújo, Dr. Eduardo Weltman, Dr. João Vitor Salvajoli, Dr.  Leonardo Frighetto e Dr. Robson Ferrigno. Após longa conversa, concluímos que, diante do cenário atual de desconhecimento da importância da Radiocirurgia no tratamento de metástases cerebrais, malformações arteriovenosas e tumores benignos, tornava-se necessária a criação de uma sociedade que representasse, não só os interesses dos especialistas envolvidos com o procedimento, mas também que tentasse divulgar e tornar possível o acesso da população ao tratamento com radiocirurgia.

Nesse propósito, sob a organização do Dr. Carlos Manoel Mendonça de Araújo, marcou-se para dali alguns meses, no Rio de Janeiro, uma nova reunião para amadurecermos a ideia. Como já estávamos todos em acordo para a criação da entidade, dedicamo-nos à confecção de um ESTATUTO SOCIAL que regesse a associação.
 

Foi então que, em 15 de junho de 2007, num evento realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, já com um estatuto elaborado, foi criada oficialmente, a ABRC – Associação Brasileira de Radiocirurgia.

 

Os três principais objetivos eram:

1 – integrar a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN e a Sociedade Brasileira de Radioterapia – SBRT, uma vez que a Radiocirurgia é um procedimento multidisciplinar, que envolve neurocirurgiões, radio-oncologistas e físicos-médicos;
 

2 – padronizar o procedimento de Radiocirurgia junto ao Ministério da Saúde – MS, incorporando a técnica à tabela de procedimentos, uma vez que a radiocirurgia era realizada em pequena escala no território nacional;
 

3 –  apresentar e difundir a importância do procedimento para medicina, junto às operadoras de planos de saúde

Na data de sua criação, foi instituída também a primeira diretoria da entidade, da qual me orgulho de ter feito parte, como Primeiro Presidente, e à frente da qual estive por dois anos.
 

Dentre nossas ações na gestão, realizamos de 28 a 30 de  Novembro de 2008, no Hotel Maksoud Plaza, o I Congresso Brasileiro de Radiocirurgia.  Nesse primeiro importante evento da associação, contamos com a presença, numa mesa de discussão, da Sra. Maria Auxiliadora da Silva Benevides, da Secretaria de Assistência a Saúde – Ministério da Saúde – SAS MS. O objetivo da conversa era apresentar a Radiocirurgia ao MS, no sentido de formalizar a  sua inclusão na  Tabela de Procedimentos do Sistema Único de Saúde – SUS.
 

Finalizamos a nossa gestão em 2009, satisfeitos pela criação de nossa Sociedade e confiantes da consolidação e reconhecimento do procedimento como importante forma de tratamento dos nossos pacientes, luta que travamos até hoje.

                             Salomon Benabou
                             Ex-Presidente da SBRC 2007-2009

 
 

BRAZILIAN NEUROSURGERY AT MARC - 2019
HANDS-ON CADAVER COURSE - MIAMI ANATOMICAL RESEARCH CENTER (MARC)
MIAMI, FL - USA,  NOVEMBER 9-14, 2019 |  8850 NW 20th St, Doral, FL 33172, EUA
Contact us: contato@brneuro.org +55 (83) 9 9100.3140 

Director General of the Course: Ronald Farias, MD

91d815_edcbbeb1f9224e3a891fed3644e07f79_
logo SBC 2.png